Quem tem direito a bilhete único especial em SP

18/3/2017

Há alguns anos, o paulistano pode andar de transporte público pela cidade economizando seu dinheiro ao usar o bilhete único. Trata-se de um cartão que facilita o pagamento da passagem e permite uma integração econômica, mesmo entre modais.

 

 

 

Nos dias atuais, é possível pegar diferentes ônibus com o pagamento de uma única passagem durante o período de uma hora, ou limite de cinco ônibus. No caso da integração com o metrô, a passagem do segundo modal cai pela metade.

 

Ainda assim, o preço do transporte público - R$ 3,80 - pode ser um empecilho na vida de alguns cidadãos, e é por isso que existem alguns usuários especiais, que podem conseguir até mesmo gratuidade no transporte público da cidade de São Paulo.

 

Quem pode pedir a gratuidade?

 

Estudantes, idosos (60) e deficientes têm direito a tarifa especial desde a Constituição de 1988. Idosos e deficientes não pagam a tarifa, basta entrar com o pedido através da SPTrans; no caso da terceira idade, o RG já é suficiente.

 

Qualquer estudante tem direito a meia tarifa, sendo necessário o cadastro para gerar o bilhete único de estudante também pela SPTrans. Além da meia tarifa, desde a gestão Haddad, estudantes de baixa renda podem solicitar a gratuidade comprovando renda familiar per capita inferior a R$ 1.182,00.

 

Também na gestão Haddad, desempregados que foram demitidos sem justa causa têm direito a três meses consecutivos, e sem prorrogação, de transporte público gratuito.

 

Crianças de até seis anos de idade não pagam tarifa.

 

Quem também paga, mas tem direitos especiais

 

Gestantes podem desembarcar e permanecer na parte da frente dos ônibus, bem como obesos, que também possuem assentos especiais em alguns veículos.

 

Nessa matéria especial da Organização Mobilize, você confere os documentos necessários para o cadastro dos bilhetes especiais e postos e horários para realizá-los.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Carta a Caê

August 7, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 7, 2020

August 6, 2020