top of page
  • Pro Coletivo

SP: Viaduto na Av. Nove de Julho volta a ser aberto para todos os carros

A Companhia de Engenharia de Tráfego anunciou que vai liberar o acesso de carros particulares no Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, na Avenida Nove de Julho, no Centro de São Paulo, a partir dessa sexta-feira (31). A medida acontece depois de quase três meses que a CET testava liberar o viaduto apenas para carros particulares com ao menos um passageiro.

Segundo nota divulgada pela CET, a medida foi tomada a partir de análises de campo que indicavam uma subutilização do viaduto nos horários mais calmos do dia, enquanto a Praça 14 Bis ficava congestionada ao receber todo o fluxo de veículos.

Ainda assim, a medida deve mudar drasticamente o uso do viaduto, deixando de priorizar o transporte público como aconteceu durante todo ano de 2016, ou mesmo os cidadãos mais conscientes que usam o carro acompanhados.

O Pro Coletivo acredita que carro inteligente é um carro cheio de gente. Medidas como a adotada nos três primeiros messes de 2017 pela gestão de João Doria, que permitia apenas carros com ao menos duas pessoas no viaduto, estimulam mais o compartilhamento de automóveis e um trânsito mais consciente.

Prova disso são os dados coletados nos meses de janeiro, fevereiro e março, que não mostraram diminuição na velocidade média dos ônibus. Segundo a CET, a velocidade média se manteve em 26 Km/h na hora do rush da manhã e 23 Km/h no horário de pico da tarde.

Com a nova medida, o número de carros particulares aumentará consideravelmente, e os ônibus só poderão circular pela faixa exclusiva à direita.

Nos primeiros dias da medida, a CET irá direcionar agentes para a orientação dos motoristas.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page