top of page
  • Leão Serva

Tire férias do seu carro

São Paulo é uma cidade complicada, mas por vezes fica até mais fácil, a depender da distância, chegar a um destino de transporte público ou a pé. É preciso desacostumar do automóvel.

Apesar de não parecer tão significativo, o trânsito gerado pelos pais que levam os filhos na escola é responsável por 20% do congestionamento da cidade. E 30% dos motoristas que usam o carro afirmam que o fazem só para levar as crianças à aula. Entendo pais e mães quererem manter esse laço diário com os filhos. Eu mesmo mantenho esse hábito. Mas convém pensar se não seria melhor fazer diferente. O congestionamento de nossas cidades sugere que uma alternativa poderia deixar as duas gerações mais felizes. Não é preciso inventar nada: podemos copiar o que fazem os japoneses e americanos. Quem sabe damos um passo a mais rumo ao tão desejado primeiro mundo. Se os pais pensassem em socializar a tarefa, revezando com outros pais (o que os americanos chamam de “carpool”), ou utilizando vans ou o transporte público, ajudariam a desafogar o congestionamento e ainda reduziriam o desgaste com congestionamentos.

Quem mora perto da escola poderia levar os filhos a pé. No Japão, por exemplo, as crianças fazem o percurso sozinhas. Está certo que lá o poder público e a sociedade como um todo se responsabilizam pela segurança das crianças durante esse deslocamento; mas, em São Paulo, organizações do terceiro setor como a iniciativa Caminho Escolar de Paraisópolis também colocam isso na pauta.

Preocupados com a qualidade do espaço público na mobilidade, a ONG desenvolve um projeto na favela para melhorar a rota das crianças até o colégio. Segundo os estudos que orientam a entidade, a criança que anda a pé ou de bicicleta tem melhor desempenho escolar, vive mais intensamente o caminho para a escola e, por isso, tem mais experiências para viver e narrar.

O projeto Carona a Pé (www.caronaape.com.br), da professora Carolina Padilha, também é louvável por juntar pais e professores que levam juntos as crianças à escola. Em outras palavras, tem melhor aprendizado do que caminhar em família? Observar a cidade, reparar nos detalhes, refletir sobre o dia que está começando? Se você é um desses pais que só tiram o carro da garagem para levar os filhos à escola, que tal repensar esse hábito e sair caminhando com eles? A cidade, você e o seu filho vão agradecer.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page