2017© PRO COLETIVO

January 16, 2020

Please reload

Posts Recentes

Moovit lança pesquisa global sobre o transporte público

February 6, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O trem da história

12/5/2017

Neste mês de maio, a CPTM comemora 25 anos com uma série de eventos culturais.

Apresentações e concertos na Estação da Luz têm acontecido, bem como projetos que resgatam a riquíssima memória das estradas de ferro, que lamentavelmente foram extirpadas do Brasil, gerando sérios e crônicos problemas de mobilidade, como os que enfrentamos até hoje (com a nossa sociedade focada no carro).

 

Um projeto interessantíssimo é o Memória Ferroviária, que inclui palestras e workshops. No dia 18 de maio, próxima quinta, das 19h às 21h, o pesquisador e escritor Ralph Giesbrecht se apresentará no auditório da AEEFSJ (Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), que fica na rua José Paulino, 7, Centro.  O tema da palestra será a história e as curiosidades sobre as estações de trem da CPTM, fruto de uma pesquisa de mais de vinte anos do especialista (seu site é o www.estacoesferroviarias.com.br).

 

Ralph reuniu informações sobre cada parada, como foi a construção e funcionamento do edifício, mapa do local e fotos antigas, um verdadeiro tesouro para os amantes das ferrovias.

 

O ciclo de palestras é aberto ao público. Para participar gratuitamente, é preciso se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br. 

 

Sobre o autor

Graduado pelo Instituto de Química da USP, Ralph Giesbrecht trabalhou como professor, consultor e pesquisador em empresas e instituições como Shell Química e IPHAN-SP.  Escreveu vários livros sobre f, entre eles: “Um dia o trem passou por aqui – A história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram” (2001); e “Caminho para Santa Veridiana – a história das ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras” (2003).
 
Além do site com cerca de 5.000 páginas sobre estações ferroviárias, o pesquisador tem um blog (http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br) e dá consultoria sobre o tema para a imprensa. É sócio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo.
 
 
Projeto Memória Ferroviária
Palestra:  “História das Estações Ferroviárias da CPTM”
Dia: quinta-feira (18/05)
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório da AEEFSJ (rua José Paulino, 7, centro)
Inscrição: pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br
Grátis
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo