top of page
  • Pro Coletivo

O novo trem-bala chinês


É curioso pensar que a roda, a invenção mais revolucionária da história da humanidade, data de cerca de 3500 a.C., há quase seis mil anos. Realmente, muitos séculos se passaram entre a descoberta da placa de argila em formato de roda, encontrada na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia (atual Iraque), e os carros atuais.

Mas se o século 20 foi definitivamente o século do carro e de suas quatro rodas, o 21 parece ser o dos trilhos. Da antiga maria-fumaça ao trem-bala se vê uma incrível evolução tecnológica, que países como a China e a Alemanha parecem protagonizar. Os dois investem pesadamente no modal sobre trilhos, considerado o mais moderno, rápido, eficiente e econômico para transporte de massas.

A novidade chinesa nesse campo é o "Fuxing", como foi batizado o novo trem-bala chinês, que fez sua viagem inaugural nesta segunda-feira (26) com uma rota entre as cidades de Pequim e Xangai.

Dona da rede ferroviária mais extensa do mundo – são mais de 22 mil quilômetros no final de 2016, cerca de 60% do total mundial –, a China investiu eu um sofisticado sistema de monitoramento, que comprova constantemente o funcionamento da composição e retarda automaticamente o trem em caso de emergências faz parte das inovações.

O novo trem-bala lançado nesta segunda circulará 50 quilômetros por hora mais rápido que o modelo anterior, chegando a uma velocidade média de 350 km/h. A linha entra em operação antes das férias do ano novo lunar (fevereiro), momento em que centenas de milhões de chineses viajam pelo país, na maior migração anual do mundo.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page