top of page
  • Pro Coletivo

Uma linha de ônibus dirigida só por mulheres


Nos ônibus da Linha Rosa, da empresa de transporte municipal da capital paulista Tupi, só entram mulheres como motoristas. Desde fevereiro de 2016, a Tupi iniciou uma rota em que as mulheres são as únicas no comando do volante. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, a Tupi homenageia mais uma vez as mulheres, distribuindo rosas durante todo o dia.

A decisão de destinar uma linha de ônibus exclusiva para motoristas mulheres surgiu após uma análise sobre o comportamento feminino no ambiente de trabalho e teve como objetivo aprimorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo. "Já registramos muitos resultados positivos, como a diminuição de reclamações e a queda no número de faltas e acidentes. As mulheres, mesmo sendo responsáveis pelas tarefas domésticas e assumindo jornadas triplas, têm muito comprometimento com o emprego", afirmou o gerente de operações da Tupi, Ernandes dos Santos. "Elas não chegam atrasadas, faltam menos e tratam melhor o cliente [passageiro]".

De acordo como Santos, a iniciativa surtiu efeitos positivos. O número de reclamações diminuiu, enquanto mais mulheres têm procurado a empresa para se candidatar às vagas de motoristas. A empresa pretende ter em seus quadros pelo menos 30% de motoristas mulheres, que, além de dirigir a Linha Rosa, serão realocadas para outras linhas.

A linha selecionada para ser operada unicamente por mulheres é a 609J-10 – Metrô São Judas Circular, que serve também os passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page