2017© PRO COLETIVO

January 16, 2020

Please reload

Posts Recentes

Montadoras agora querem ser empresas de mobilidade

January 8, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Uma linha de ônibus dirigida só por mulheres

8/3/2018

Nos ônibus da Linha Rosa, da empresa de transporte municipal da capital paulista Tupi, só entram mulheres como motoristas. Desde fevereiro de 2016, a Tupi iniciou uma rota em que as mulheres são as únicas no comando do volante. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, a Tupi homenageia mais uma vez as mulheres, distribuindo rosas durante todo o dia.


A decisão de destinar uma linha de ônibus exclusiva para motoristas mulheres surgiu após uma análise sobre o comportamento feminino no ambiente de trabalho e teve como objetivo aprimorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo. "Já registramos muitos resultados positivos,  como a diminuição de reclamações e a queda no número de faltas e acidentes. As mulheres, mesmo sendo responsáveis pelas tarefas domésticas e assumindo jornadas triplas, têm muito comprometimento com o emprego", afirmou o gerente de operações da Tupi, Ernandes dos Santos. "Elas não chegam atrasadas, faltam menos e tratam melhor o cliente [passageiro]".

 

De acordo como Santos, a iniciativa surtiu efeitos positivos. O número de reclamações diminuiu, enquanto mais mulheres têm procurado a empresa para se candidatar às vagas de motoristas. A empresa pretende ter em seus quadros pelo menos 30% de motoristas mulheres, que, além de dirigir a Linha Rosa, serão realocadas para outras linhas.

 

A linha selecionada para ser operada unicamente por mulheres é a 609J-10 – Metrô São Judas Circular, que serve também os passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo