2017© PRO COLETIVO

Please reload

Posts Recentes

Por que é chique andar de metrô lá fora e aqui não?

October 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Prefeitura lança a licitação de ônibus

24/4/2018

Hoje, dia 24 de abril, a Prefeitura de São Paulo lançou os editais da licitação dos serviços de ônibus da capital paulista. De acordo com os editais, serão 141 linhas a menos. A frota que hoje conta com 14.457 ônibus deve ir para 13.592 coletivos. De acordo com a prefeitura, os ônibus eliminados se referem a trajetos sobrepostos, o que não irá se traduzir em falta de atendimento. O objetivo é reformular a organização das linhas de ônibus, diminuindo a quantidade total, e aumentando a oferta de lugares nos veículos. 

 

Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, João Octaviano Machado, a "otimização" do serviço é a meta. “Não é que são mil ônibus a menos na cidade, você tem uma racionalização de linhas que são concorrentes. Então você tem um conjunto de linhas que tem uma transposição no trajeto como um todo. Isso é desfavorável porque você vai pegar um ônibus com menos gente, vai entrar no corredor de ônibus e tem aquele ‘mangueirão’ de ônibus parado um atrás do outro. Você diminui a velocidade e não aumenta a oferta", afirmou o secretário para o site G1.

 

Esta, que é a maior concorrência do setor no mundo, no valor de R$ 67,6 bilhões, terá contratos de vinte anos.

 

No novo edital, a determinação é que todos os ônibus sejam acessíveis para o embarque de passageiros com deficiência, tenham ar-condicionado, novos estofados e limitador de velocidade em até 50 km/h.

 

Os coletivos deverão estar preparados para receber suporte para bicicleta e acessórios para wi-fi. As empresas que vencerem a licitação deverão ter garagem própria e, por isso, as garagens das empresas que perderem a concessão do serviço serão desapropriadas.

 

O edital não se refere à função do cobrador de ônibus. A carreira desses profissionais, que vem sendo discutida há alguns anos, continua assegurada.

 

A concessão será feita pelo tipo de concorrência, quando vence a empresa que oferece o menor valor da Tarifa de Remuneração Ofertada (chamada de TO).

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo