top of page
  • Pro Coletivo

De 31 de julho a 2 de agosto acontece o Seminário de mobilidade da NTU


O Seminário Nacional da NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos - mostra as contribuições do transporte público para a mobilidade urbana em um grande evento nos dias 31 de julho, 1 e 2 de Agosto. O seminário acontece no Transamérica Expo Center com inscrições no local do evento.

A mobilidade eficiente, acessível e de qualidade é a chave para a criação de espaços urbanos produtivos e acolhedores, com alta qualidade de vida. Para que esse ideal seja alcançado, contudo, é imprescindível considerar o papel central do transporte público – não existe mobilidade racional que não esteja baseada nas soluções públicas e coletivas, operando de forma integrada com outros modos de transporte – o que já está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Para avançar nessa agenda, a 32ª edição do Seminário Nacional NTU abrirá espaço para a reflexão e discussão de propostas consolidadas e novas ideias para o transporte público no marco da mobilidade urbana no país, no momento em que o Brasil se prepara para as eleições de 2018 e debate os novos rumos que o país deve adotar para impulsionar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento, mais robusto economicamente, sustentável ambientalmente e inclusivo socialmente.

O setor de transporte público urbano por ônibus discutirá os principais desafios e apresentará propostas de soluções eficazes e inovadoras para a mobilidade urbana, que serão disponibilizadas como subsídio para os programas de governo de candidatas e candidatos interessados no tema.

No mesmo espírito de diálogo, o evento vai abrir espaço para que representantes das principais candidaturas possam debater essas propostas e apresentar suas ideias.

Serão abordados temas que vão desde a adequação da infraestrutura viária, priorização do transporte coletivo, cálculo e financiamento dos custos da operação, passando pela segurança jurídica dos contratos, modernização tecnológica e redução de impactos ambientais, melhoria da qualidade do serviço e articulação com entes públicos, entre outros pontos necessários para que o transporte público possa cumprir sua função como direito social, previsto na Constituição, e atender às expectativas de quem usa esse serviço todos os dias.

Além de tratar do futuro, o Seminário Nacional NTU irá também falar do presente, abordando as ações e contribuições que o transporte público urbano vem dando e ainda poderá dar à sociedade nas mais variadas áreas – redução do consumo de combustíveis e emissões de poluentes, redução de mortes por acidentes, prevenção de doenças, iniciativas educativas e culturais -, que estão alinhadas com objetivos nacionais e podem ajudar o Brasil a alcançar as metas fixadas pela agenda global de desenvolvimento para o ano 2030.

No segundo dia do evento, a NTU promove um conjunto de oficinas técnicas que apresentarão as últimas inovações tecnológicas e tendências para o futuro do transporte público, no Brasil e no mundo.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page