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Jan Gehl faria bem a São Paulo

24/9/2019

O arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl cunhou uma expressão que hoje faz parte da essência das melhores e mais sustentáveis metrópoles do mundo: “Cidades para as pessoas” – aliás, este é o título de um de seus livros mais
famosos.

 

Com isso ele quer dizer que devemos planejar e construir cidades amáveis, seguras e democráticas, que estejam atentas às necessidades das pessoas, feitas para que os habitantes se locomovam com facilidade, sejam felizese tenham vidas saudáveis. Metrópoles acolhedoras e cheias de bons espaços públicos, com variadas opções de transporte público e muito verde, para que as pessoas tenham o prazer de se encontrar, conversar, caminhar e pedalar. Enfim, viver.

 

Copenhague: uma cidade que prioriza as pessoas


Utopia? Lá fora isso é uma realidade, especialmente em cidades onde Gehl já trabalhou e colocou suas ideias em prática. O urbanista foi o responsável por fazer de Copenhague, que até os anos 1960 era focada nos carros, uma cidade confortável para os pedestres e ciclistas, uma referência no mundo todo em planejamento urbano.


A capital da Dinamarca tem duas grandes prioridades: ser a melhor cidade do mundo para as pessoas, favorecendo a vida em comunidade, e se tornar a cidade mais ciclável do planeta também. “Se fizermos mais ruas, teremos mais carros e mais tráfego. Mas se proporcionarmos melhores condições para os pedestres, para os ciclistas e para a vida pública, o que acontece dez anos mais tarde? Você
tem mais pedestres, mais ciclistas e mais vida nas ruas. Você tem mais saúde, ar menos poluído, gente mais feliz. É importante saber que estratégia cada cidade quer ter”, disse Gehl em uma de suas palestras, no seminário Fronteiras do
Pensamento, quando também observou que o Brasil, nesse sentido, precisa urgentemente se renovar.

 

O urbanista e amante da mobilidade inteligente é uma inspiração para todos nós e faria muito bem a pessimamente urbanizada cidade de São Paulo.


Quem não quer um lugar melhor para viver? O princípio da cidade ocupada, com gente nas ruas caminhando e pedalando, é também o da cidade mais segura, agradável e sustentável. Ele observa que o modelo antigo e que norteou o mundo por tantos anos, baseado no carro, está ultrapassado: “Durante cinquenta anos a velha ideia do planejamento urbano levou as pessoas a ficarem sentadas o dia todo, no carro e no escritório, mas vemos que isso causa vários problemas de saúde”.

 

Nas cidades em que as pessoas usam mais o transporte coletivo, elas também caminham mais – e isso representa maior economia na saúde pública, já que o sedentarismo está ligado a várias doenças.

 

Jan Gehl gosta de lembrar que somos, afinal, homo sapiens. E por isso não podemos viver em ambientes hostis ao ser humano. E questiona: “Já notou que sabemos tudo sobre o habitat ideal dos gorilas, girafas, chimpanzés e até dos ornitorrincos, mas que quase não temos conhecimento sobre o que seria um bom lugar para o homo sapiens viver?”

 

 

 

 

 

 

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