2017© PRO COLETIVO

Please reload

Posts Recentes

Por que é chique andar de metrô lá fora e aqui não?

October 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Por que é chique andar de metrô lá fora e aqui não?

18/10/2019

Nos últimos meses, algumas celebridades brasileiras mostraram em seu Instagram imagens andando de metrô no Brasil e no exterior. Em junho, Xuxa estreou no metrô paulistano para gravar um programa de TV. "Foi uma experiência única", ela declarou. Aos 56 anos, só tinha andado uma única vez de metrô em Nova York.

 

No dia 3 de outubro, foi a vez de Patricia Abravanel postar em seu Instagram a vivência no metrô paulistano, segundo ela "de primeiro mundo".

 

E nesta quarta, dia 16, Luciano Huck clicou Angélica com a filha Eva no metrô em Nova York. 

 

Esses flagrantes de artistas, que aqui são publicados como "uau, olha que incrível", no exterior não causam essa celeuma. Isso porque é absolutamente normal em Nova York, Londres, Paris ou Madri ver figuras como Rihanna (na foto abaixo), Sandra Bullock, Anne Hathaway e Hugh Jackman, entre outros, circulando livremente no metrô, nos trens ou nos ônibus.

Vivemos em um país que tem um preconceito enorme ainda em relação ao transporte coletivo - ele chega a ser considerado vergonhoso até. Uma total inversão de valores, já que o transporte coletivo é uma das grandes riquezas de todo país. 

 

Um caso que aconteceu há alguns anos ilustra bem a nossa visão preconceituosa. A atriz Lucélia Santos, que usa bastante o ônibus no Rio, foi fotografada em um de seus trajetos. “Lucélia Santos foi flagrada em ônibus lotado”, cravaram alguns sites com a foto da atriz. O leitor pode reparar que o uso do verbo “flagrar” – sinônimo de pegar alguém no pulo, em geral pessoa que comete delito ou infração – não é apenas inadequado nesse caso, é também patético. O que ela fez de errado?

 

“O Brasil é o único país que conheço no qual andar de ônibus é politicamente incorreto! Vai entender…”, desabafou a atriz no Twitter, coberta de razão, ao ler essas publicações na internet. “Em qualquer país civilizado, educado e organizado as pessoas dão prioridade a transportes coletivos para proteger o meio ambiente. Os governos deveriam investir em transportes decentes para a população, com conforto e dignidade. E a imprensa deveria usar sua inteligência para divulgar campanhas para os transportes públicos coletivos de primeira grandeza”, afirmou Lucélia Santos, com toda a sua sabedoria e consciência.

 

É isso aí! Andar de transporte coletivo é ótimo e é fundamental que mais artistas usem os metrôs e ônibus nas cidades brasileiras. Isso pode ajudar a melhorar o nosso transporte e a estimular as pessoas que ainda têm preconceito, medo e vergonha de andar de ônibus (parece incrível, mas isso existe). E vai ajudar também no bem-estar geral, pois quem anda de ônibus ou metrô está poluindo menos do que se estivesse em um carro, em geral sozinha.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo