• Chantal Brissac

Conheça a Ciclovia Musical


Este projeto é uma iniciativa maravilhosa criada em 2013 pela oboísta Giane Martins para juntar o astral, a liberdade e a sustentabilidade da bicicleta com a arte, no caso a música.


O objetivo é pedalar pela cidade (nessa edição o evento irá acontecer no Bom Retiro, na região central) apreciando a paisagem, sentindo o vento no rosto, e nas paradas participar de uma programação exuberante e eclética que transita pelo erudito, jazz, MPB, chorinho, música judaica e boliviana em lugares incríveis, como a Sala São Paulo, a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa.

Giane Martins, idealizadora do projeto Ciclovia Musical, em foto de Leandro Godoi


"Na nossa última Ciclovia Musical, em novembro de 2019, na região da Faria Lima, não tínhamos ideia dos tempos que estavam por vir: pandemia, quarentena, isolamento social, familiares, amigos e muitos de nós contraindo a covid-19, alguns se recuperando e outros infelizmente não resistindo. E é no espírito de celebração à vida, à amizade, à música que nos confortou e à bike que passou a ser a forma de deslocamento recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que preparamos esse evento com música da mais alta qualidade", afirma Giane Martins, idealizadora e diretora do projeto.


Entre os 18 grupos profissionais, com direção artística de Éser Menezes, estão o Coro Acadêmico da OSESP, com direção do maestro Marcos Thadeu; o Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri; Groove Guys, Jazz Brothers e BrassUka Quinteto.

O grupo Brassuka, que irá se apresentar no dia 28 de novembro


Bike Anjos ajudarão nos trajetos

O evento será no dia 28 de novembro, domingo, das 9h às 14h. Para participar de um dos quatro roteiros guiados e gratuitos é preciso se inscrever no site www.cicloviamusical.com.br, que acaba de abrir as inscrições, com 50 vagas. Cada roteiro terá um monitor artístico que falará do repertório e um Bike Anjo que vai acompanhar o trajeto dentro e fora das ciclovias.


Seis concertos off-track, que não fazem parte dos roteiros de bike e não precisam de inscrição prévia, acontecem para quem quiser chegar a pé, de transporte público ou de carro.


O uso de capacete e máscara é obrigatório, bem como a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19; os participantes inscritos receberão camiseta oficial da Ciclovia Musical nos pontos de encontro, onde devem chegar com 30 minutos de antecedência.

A belíssima Sala São Paulo, na foto de Leandro Godoi, será o palco de vários grupos musicais


Novidades em acessibilidade e roteiro para crianças

Haverá um roteiro com intérprete em libras para ciclistas surdos e a disponibilidade de bicicletas duplas para participantes cegos pedalarem. No roteiro Ciclokids Musical, no qual as crianças poderão pedalar, acompanhadas por responsáveis, o destaque musical é a fábula sinfônica de Prokofiev, o clássico “Pedro e o Lobo”, que será apresentada na Sala São Paulo, um dos melhores espaços para concertos do mundo.

whatsapp.png
Posts Em Destaque