2017© PRO COLETIVO

Pedestrianismo

Recentemente, o Google Maps para dispositivos móveis ganhou uma atualização interessante, que trouxe um recurso já disponível na versão para desktop: a possibilidade de calcular distâncias entre pontos no mapa utilizando o app. Agora, basta tocar e manter o dedo pressionado no ponto inicial desejado para inserir um alfinete ali. No menu que se abrir, o usuário deve tocar na opção “Medir distância” e centralizar o ponto final – ou outros – em seguida. Para limpar os pontos marcados, é preciso tocar no ícone de menu e selecionar a opção “Limpar”. A distância entre as localidades selecionadas é calculada em tempo real e será alterada conforme você for adicionando ou excluindo pontos no trajeto.

A Corrida Amiga é uma rede de voluntários que inspira as pessoas a trocar o carro pelo tênis. Uma iniciativa que aproxima pessoas, incentivando-as a utilizar os pés como meio de locomoção, angariando benefícios múltiplos como otimização do tempo, melhorias na saúde, economia financeira e contribuição ao meio ambiente. No site da Corrida Amiga é possível solicitar gratuitamente uma "corrida amiga" com um voluntário da instituição, que ajuda a pessoa a caminhar ou correr no seu trajeto diário.


O SampaPé! atua na cidade de forma a tornar a vida urbana mais divertida, leve e humana, através de projetos que envolvam melhorar a experiência do caminhar. Desde caminhadas culturais, mapeamentos de bancos para sentar, programas em rádios e mobilizações sociais. Sendo o caminhar um meio e um fim.

Sem Carro

http://bit.ly/1YDkYkB

O Sem Carro é uma espécie de “Waze” para trajetos a pé, oferecendo rotas de locomoção, com opções de tempo, distância e custo. Para ter estas possibilidades, algumas parcerias foram feitas com algumas empresas tal como o Google, que disponibilizou APIs de seus serviços. Com isso, é possível que o usuário digite seu destino e consiga encontrar as melhores rotas, além de definir o tempo de viagem para cada opção de modal.