2017© PRO COLETIVO

Transporte Coletivo

O aplicativo Moovit é o mais conhecido do gênero e tem a grande vantagem de funcionar em mais de 1.200 cidades, sendo cerca de 100 brasileiras. Gratuito, permite ao usuário saber o horário em que um ônibus, trem ou metrô vai passar em um ponto específico da cidade, calculando o tempo de viagem até um destino. Disponibiliza informações atualizadas de itinerário das linhas, horários de chegada e partida e mapas das estações locais.  O usuário pode ver a localização exata de um veículo de transporte público em um mapa e saber qual o caminho com menos trânsito.

Este app gratuito traz informações apenas das linhas de ônibus da cidade de São Paulo, além de dados sobre a posição geográfica de ônibus municipais e intermunicipais em tempo real e o itinerário completo das linhas, com horários de partida e os pontos mais próximos. O aplicativo também informa sobre o trânsito e emite alertas com notícias da SPTrans, do Metrô e da CPTM e avisa sobre greves e manifestações na cidade. Trata-se do aplicativo vencedor da Hackatona da SPTrans, e tem mais de 500.000 downloads.

Rede Ponto Certo 

https://www.redepontocerto.com.br/

O sistema está disponível para Android 4.0 (ou superior) e IOS 8.3 (ou superior) com acesso a dados de internet para realização das compras de créditos. A validação dos créditos comprados pode ser realizada em qualquer terminal de recarga nas Estações de Ônibus, Metrôs e Estabelecimentos Credenciados. Para realizar a leitura do saldo, é necessário que o aparelho tenha NFC (Near Field Communication) do fabricante NXP.

O CittaMobi é um conjunto de soluções com objetivo de atender as necessidades de informação dos usuários de ônibus. A missão é levar informações de cada ônibus, ponto de parada e linha até o cidadão. Atualmente disponível na versão web, mobile, e painéis para terminais, ele nasceu com o objetivo de melhorar a vida do cidadão.

O Vá de Ônibus oferece suporte sobre as linhas de ônibus do Rio de Janeiro. É possível calcular rotas, localizar os pontos mais próximos, consultar itinerários e acompanhar a localização dos ônibus em tempo real. O serviço é gratuito e fornece ao usuário de transporte coletivo do Estado do Rio de Janeiro as melhores opções de linhas de ônibus para se chegar ao destino desejado, com base em apenas duas informações: “Onde estou” e “Como chegar”. Também é possível saber os principais itinerários para pontos turísticos do Rio, e acessar, por meio de link no próprio aplicativo, a Central de Atendimento ao Cliente da Fetranspor, para reclamações, sugestões e elogios ao sistema.
 

Sem Carro

http://bit.ly/1YDkYkB

O Sem Carro é uma espécie de “Waze” para trajetos a pé, oferecendo rotas de locomoção, com opções de tempo, distância e custo. Para ter estas possibilidades, algumas parcerias foram feitas com algumas empresas tal como o Google, que disponibilizou APIs de seus serviços. Com isso, é possível que o usuário digite seu destino e consiga encontrar as melhores rotas, além de definir o tempo de viagem para cada opção de modal.