top of page
  • Pro Coletivo

Aplicativo aproxima cidadãos das decisões de planejamento urbano na cidade


O planejamento urbano é um dos principais fatores para resolver os problemas das cidades. Por isso, a participação popular nas decisões de planejamento devem ser sempre levadas em conta. Foi pensando nisso que a cidade de Santa Mônica, em Los Angeles, nos EUA, decidiu criar um aplicativo para aproximar os cidadãos dessas escolhas.

Chamado de City Swipe (em inglês, a palavra "swip" significa "deslizar"), ele funciona como um desses aplicativos de interação social, em que a pessoa desliza a tela para a esquerda ou direita, de acordo com o interesse. Cada slide que aparece vem com uma pergunta e todas as respostas são dadas com "sim" (ao deslizar para a direita) ou "não" (ao deslizar para a esquerda).

O questionário ajuda a compreender o perfil de cada pessoa - se é morador da cidade, das redondezas ou se está de passagem como turista. Há ainda questões sobre preferência – nesse caso, aparecem duas fotos e a pessoa escolhe qual tem mais a ver com o seu interesse. Além disso, há questionamentos ligados à mobilidade para saber como são feitos os deslocamentos (de bike, a pé, carro ou transporte público, por exemplo). Caso a pessoa queira descrever em detalhes, é possível enviar uma mensagem clicando no ícone em formato de envelope.

Uma ferramenta simples de consulta popular e que pode ser uma aliada para tornar uma gestão mais democrática, aberta às opiniões de quem faz parte da cidade. Um exemplo que deveria ser replicado em outros grandes centros urbanos.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page