2017© PRO COLETIVO

Please reload

Posts Recentes

Por que é chique andar de metrô lá fora e aqui não?

October 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A multimodalidade é o melhor

6/6/2017

 

Nesta foto da avenida Paulista, de Lu Gebara, se vê o espaço compartilhado por ônibus, carro, bicicleta e os pedestres. A multimodalidade no transporte é uma das chaves para melhorar o trânsito nas grande cidades, como São Paulo. 

 

Especialistas de mobilidade, no mundo todo, veem uma mudança enorme na maneira como as pessoas, em especial nos grandes centros, devem pensar a locomoção nos próximos anos. Não só o futuro, mas o presente da mobilidade precisa ser “multimodal”, com os cidadãos usando smartphones para planejar itinerários combinando carros, bicicletas, transporte público e caminhada.

 

Em entrevista recente para a revista Galileu, William Baumgardner, diretor associado da Arup, multinacional com sede em Londres que presta consultoria de engenharia a projetos do mundo todo, fala dos desafios à mobilidade urbana, como a superpopulação e os efeitos das mudanças climáticas, e aponta tecnologias que podem solucionar a ineficiência de nossos meios de transporte. “Estamos no topo de uma onda de inovação: veículos elétricos, autônomos (sem condutor), big data e novos modelos de serviços de mobilidade irão proporcionar novas opções de viagem com o potencial de melhorar drasticamente a segurança, a experiência do usuário e a sustentabilidade ambiental”, disse.

 

Segundo ele, as cidades precisarão de uma infraestrutura de mobilidade completamente integrada e inteligente. Enquanto isso não acontece, a coisa inteligente a fazer é dar férias para o carro e usá-lo de acordo com seu nome de batismo: o chamado "carro de passeio", como é chamado o automóvel, deve ser usado para esse fim. No mais, vá de ônibus, metrô, trem, bicicleta e com seus próprios pés. A diferença em bem-estar, prazer, saúde, economia financeira é muuuiito grande. 
  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo