Gastronomia orgânica no Parque da Água Branca

17/10/2017

 

O Parque da Água Branca recebe neste fim de semana, de 20 a 22 de outubro, o FESTIVAL DE GASTRONOMIA ORGÂNICA – DA TERRA AO PRATO, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

 

O evento traz diversas atrações para toda família: feira gastronômica e food trucks, feira de produtos orgânicos, Território da Criança, Espaço Bem-Estar, Cozinha Evolutiva com a presença de renomados chef e rodas de conversa.

 

Na Feira gastronômica, o público encontrará diversas opções a preços populares como baião de dois com farofa de banana da terra e chips de batata-doce e brownie de chocolate do restaurante Maha Mantra, yakisoba vegetariano com shitake  e banana caramelizada da Oficina D’Orgânica, burritos e ceviche de palmito do Lanche&co, buraco quente agroecológico do Rodolfo Master, poke de cogumelos e pancs do Ssimplesmente, e muito mais. Além de uma feira de produtos orgânicos vindos de todo o país.

 

No Território da Criança, aulas práticas para crianças, rodas de conversa para a família, educadores, cozinheiros, nutricionistas e interessados no tema, criando diálogos sobre merenda escolar e educação alimentar infantil. Também neste espaço, o show infantil com apresentação musical baseada nas canções do CD “Brasileirinhos – Música Para os Bichos do Brasil”, com os músicos Paulo Bira (violão e voz), Manoel Trindade (percussão e voz) e Simone Julian (saxes, flautas e vozes).

 

Na Cozinha Evolutiva, renomados chefs como Bel Coelho (Clandestino), José Baratino (Eataly), Ana Tomazzoni (Slow Food),Ligia Karazawa (Eataly), Edson Leite (Gastronomia Periférica),Guilherme Ranieri (Guia PANCs) e Andre Cantu (Broto de Primavera) compartilham suas experiências com o público, apresentando receitas com ingredientes que vão da terra ao prato. Além da participação dos chefs, o festival convida o casal Joop Schoenmaker e Tini Schoenmaker, do sítio A Boa Terra, para falar sobre a transição do convencional para orgânicos e a beleza dos alimentos no dia 21/10, sábado, às 10h.

 

O público poderá ainda desfrutar de atividades terapêuticas como massagem, aulas de yoga, além de palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde e ao bem estar no Espaço Bem-Estar, que tem apoio do Núcleo de Yoga Shivalaya e Shri Vivek Yoga Brasil.

 

O Festival promove ainda Rodas de Conversa sobre temas fundamentais na Agroecologia como: As questões de gênero/ Relação entre mulheres e as práticas agroecológicas no Brasil, Os desafios da transição agroecológica, e Agricultura e Medicina, com a participação da Cooperativa das Plantas Medicinas (Cooplantas), projeto que transforma plantas medicinais em remédios distribuídos de graça por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Itapeva (SP).realizado pela no dia 22/10, domingo, das 11h às 13h.

 

Nesta edição, o festival faz uma homenagem à força das mulheres na agricultura, a todas as mulheres que recuperam e conservam os recursos naturais através do aprimoramento e ampliação da prática agroflorestal junto à agricultura familiar, camponesa e às comunidades.

 

Idealizado pela chef Leila D. em 2010, o Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato, é um dos principais eventos sobre alimentação limpa na América Latina. O Festival tem o propósito de fomentar, divulgar e promover por meio da gastronomia toda a cadeia orgânica sustentável, conectando produtores, chefs e público, pois acredita que esse é um movimento transformador da realidade social.

 

 

Programação completa no site oficial:

www.festgastronomiaorganica.com.br/

www.facebook.com/festgastronomiaorganica

 

 

Serviço:

Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato

20, 21 e 22 de outubro

Parque da Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455  (SP)

das 9h às 18h

Entrada Gratuita

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA-FEIRA – 20 DE OUTUBRO

 

COZINHA EVOLUTIVA

9:00 - ABERTURA 

12:00 - ANA TOMAZZONI - SLOW FOOD

14:00 - COMIDA ECOLOGICA - MUQUECA COM FAROFA PANC – COM DANIEL FRANCISCO DE ASSIS

16:00 - O CONTATO COM O REAL ALIMENTO E SUA VERSATILIDADE - KATHARINE ESTEVES            

TERRITÓRIO DA CRIANÇA                  

14H15 - MANDALA DE LEGUMES - CHEF SHANTI - INGREDIENTES: BETERRABA AMARELA, BETERRABA ROXA, PEPINO, RABANETE, TOMATE, NABO, CENOURA, BROTOS, FOLHAS. PARA MOLHOS: AZEITE, SAL, VINAGRE BALSAMICO, SHOYU E MOSTARDA.

 

15H15 - BRINCANDO NA COZINHA COM DELICINHAS DE INHAME - COM MARIA TEREZA CASULLI DA FUNDAÇÃO MOKITI OKADA       

 

ESPAÇO BEM-ESTAR

14:30 - DANÇA INTEGRATIVA COM GUILHERME MACIEL          

15:30 - AULA DE VINYASA FLOW - STUDIO SHIVALAYA              

 

RODA DE CONVERSA

14:00 ÀS 17:00 - RELAÇÃO ENTRE MULHERES E AS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NO BRASIL – LOCAL: ESPAÇO BEM ESTAR

 

SÁBADO – 21 DE OUTUBRO

 

COZINHA EVOLUTIVA

10:00 - PORQUE MUDEI DO CONVENCIONAL PARA O ORGÂNICO COM JOOP SCHOENMAKER E TINI SCHOENMARKER FALANDO SOBRE O DESPERTAR DA BELEZA DOS ALIMENTOS - SITIO A BOA TERRA        

11:30 - POTENCIALIZANDO OS COMPOSTOS BIOATIVOS DOS ALIMENTOS         

13:30 - JOSÉ BARATINO – EATALY - RISOTO PRIMAVERA

15:00 - GUIA PANCS - GUILHER RANIERI       

16:00 - FLORES COMESTIVEIS - DEBORAH GAIOTT     

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA                  

10H00 - A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA GUSTATIVA NA INFÂNCIA. - CHEF ADRIANA VERNACCI   

11H30 - CRIATIVIDADE COM ALIMENTOS - CAROLINA NASCIMENTO | PERMACULTURA E GASTRONOMIA PARA PAIS E FILHOS

13H30 -  OFICINA DE CRIAÇÃO - TOM WIL  (DAS BICICLETAS VOADORAS)              

14H45 -MOUSSE DE CHOCOLATE - VALENTINA ANTUNES DE ASSIS DA COZINHA ECOLÓGICA RECEITA: 2 COPOS DE CASTANHA DE CAJU, 1 COPO DE AGUA, 1/2 DE CACAU, 1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA DE CACAU, 1 COLHER DE CHA DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA. MELADO – A GOSTO

16H - TODO MUNDO PODE COZINHAR! - LARA FOLSTER  TEMPO DE DURAÇÃO: 1HORA | NÚMERO DE VAGAS:30

CRITÉRIO DE FAIXA ETÁRIA: TODAS AS IDADES

LISTA DE INGREDIENTES: COUVE, CASTANHA DE CAJU, AZEITE, CEBOLINHA E SALSINHA,

TORRADINHAS (QUALQUER UMA), OU MINI PAES

 

ESPAÇO BEM ESTAR

10:00 - FLUINDO NO ELEMENTO TERRA E MEDITAÇÃO GUIADA DO CHAKRA BÁSICO, COM RENATA ZANOTTO        

12:00 - MEDITAÇÃO E MANTRAS COM JAPAMALAS – COM DENISE (ANAND STORE JAPAMALAS)  

13:30 - WORKSHOP DE MUSICOTERAPIA – COM PÉROLA CARVALHO    

15:00 - YOGA E O FEMININO, COM MARCELLA SNEIDER (NÚCLEO DE YOGA SHIVALAYA) 

 

RODA DE CONVERSA

14:00 ÀS 17:00 - OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA  | LOCAL: ESPAÇO BEM ESTAR

 

 

DOMINGO – 22 DE OUTUBRO

 

COZINHA EVOLUTIVA

10:00 - ELLEN GALLEGO - ALIANÇA DE COZINHEIROS DO SLOW FOOD

11:00 - LIGIA KARAZAWA – EATALY                  

12:00 - CONCEIÇÃO TRUCOM - LANÇAMEMTO DOS LIVROS: "CADÊ O LEITE QUE ESTAVA AQUI" E "SAL DA VIDA"  

13:30 - BEL COELHO - CLANDESTINO                

14:30 - ANDRE CANTU - BROTO DE PRIMAVERA           

15:30 - EDSON LEITE - GASTRONOMIA PERIFÉRICA     

 

 

 

 

TERRITÓRIO DA CRIANÇA                                    

10H00 - 11H30 - QUAIS HISTÓRIAS AS COMIDAS CONTAM? - TEMPO DE DURAÇÃO 75 MINUTOS, NÚMERO DE VAGAS 22 VAGAS (INCLUINDO ADULTOS), CRITÉRIO DE FAIXA ETÁRIA DOS 5 AOS 16 ANOS, SENDO QUE, ENTRE 5 A 8 ANOS, SOMENTE ACOMPANHADAS DE RESPONSÁVEIS.

 

11H30 AS 12H        MIRÁ - BRINCADEIRAS, DANÇA E MÚSICAS DA CULTURA POPULAR |UM GRUPO DE AFETO E TROCA DE CONHECIMENTOS SOBRE CULTURA POPULAR, O MIRÁ PROMOVE BRINCADEIRAS, DANÇAS, MÚSICAS. UMA CELEBRAÇÃO, UM INÍCIO, UM ENCONTRO PARA BRINCAR E MOVIMENTAR MUITO.

 

12H00 - 13H - 1,2,3 BISCOITO - GASTRONOMIA PERIFÉRICA | TEMPO DE DURAÇÃO : 40 MINUTOS, NÚMERO DE VAGAS: 20 CRIANÇAS, FAIXA ETÁRIA: ATÉ 10 ANOS, RECEITA DETALHADA: PARA 1800 BISCOITOS PEQUENOS.

 

14H30-15H30         NUTRIÇÃO E SABOR PARA SUA FAMÍLIA - ANAH LOCOSELLI  | NESSA RODA DE CONVERSA, O TIME DO GARFINHO SAUDÁVEL MOSTRARÁ COMO AS ESCOLAS PODEM APOIAR AS FAMÍLIAS PARA QUE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ESTEJA PRESENTE EM MUITAS CASAS. DEMONSTRARÁ COMO PAIS E EDUCADORES PODEM TRABALHAR JUNTOS EM PROL DA BOA MESA, CONQUISTANDO AS CRIANÇAS E PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PARA TODA VIDA.

 

17H – SHOW - "BRASILEIRINHOS - MUSICAS PARA OS BICHOS DO BRASIL, COM PAULO BIRA E CONVIDADOS         

 

ESPAÇO BEM ESTAR

10:00 - YOGA PAIS E FILHOS, COM MICHELE COLOMBO (NÚCLEO DE YOGA SHIVALAYA)  

12:00 - PRÁTICA DE SHRI VIVEK YOGA – COM BABI MINAMOTO (YOGA SHRI VIVEK BRASIL)

13:30 - DANÇA CIRCULAR – COM CAROL PIQUES         

15:00 - YOGA E OS CHAKRAS, COM MARCELLA SNEIDER (NÚCLEO DE YOGA SHIVALAYA)  

 

RODA DE CONVERSA

11:00 ÀS 14:00 - AGRICULTURA E MEDICINA  COOPLANTAS - COOPERATIVA DAS PLANTAS MEDICINAIS,  PROJETO QUE TRANSFORMA PLANTAS EM REMÉDIOS PARA SEREM DISTRIBUÍDOS DE GRAÇA POR MEIO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), EM ITAPEVA (SP).

 

15:00 ÀS 17H - MÃES PELA DIVERSIDADE - COLETIVO DE MÃES LGBTS

O MÃES PELA DIVERSIDADE É UM COLETIVO INDEPENDENTE, LAICO E SUPRAPARTIDÁRIO.  O "MÃES" NASCEU DE UM ENCONTRO NATURAL DE MÃES DE LGBTS DO BRASIL INTEIRO, PREOCUPADAS COM O MOMENTO DE RETROCESSO E VIOLÊNCIA. O COLETIVO MÃES PELA DIVERSIDADE TAMBÉM É UM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO PARA FAMÍLIAS LGBTS QUE DIARIAMENTE SÃO ALVOS DA HOMOTRANSFOBIA E SUAS NUANCES, PARA ISSO CONTAM COM UM TIME INCRÍVEL DE PROFISSIONAIS COMO: PSICÓLOGOS, PSIQUIATRAS, ADVOGADOS E VARIAS PARCERIAS.

A MISSÃO DAS "MÃES PELA DIVERSIDADE” É TIRAR AS FAMÍLIAS LGBTS DO ARMÁRIO PARA QUE JUNTAS POSSAM LUTAR CONTRA O BULLYING, A OPRESSÃO, A SEGREGAÇÃO E A DISCRIMINAÇÃO.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Paraísos à vista

September 24, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 24, 2020

September 22, 2020

September 19, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Categorias
Please reload

Facebook

Quer bater um papo e descobrir como participar?

Instagram

2017© PRO COLETIVO