top of page
  • Pro Coletivo

Semana do caminhar acontece entre 7 e 13 de agosto


A Semana do Caminhar 2017 acontece entre os dias 7 e 13 de agosto, inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre, no dia 8 de agosto.

O tema desta semana é “Caminhar dá liga”, já que andar a pé é a maneira mais saudável, limpa e eficiente de ligar as pessoas aos diversos meios de transporte, aos lugares e à cidade. Pelo caminhar, todos os meios de transportes são interconectados e as pessoas se ligam mais com a cidade e com outras pessoas.

Nesta semana, organizações de mobilidade e urbanismo se juntam para celebrar o meio de transporte mais usado em todo o país: o caminhar.

O Dia Mundial do Pedestre, dia 8 de agosto, foi escolhido por ser quando os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road em Londres, em 1969.

Organizada pelo SampaPé!, a Semana do Caminhar propõe três ações:

(1) calendário de atividades, no qual reúne e promove atividades de várias organizações que valorizem o caminhar,

(2) concurso Miss Calçada, que convida toda a população a identificar calçadas que gostam no seus caminhos e

(3) campanha digital, que replica informações e posters sobre o caminhar.

Mais informações estarão nas redes sociais daONG e das organizações parceiras, além do link: http://bit.ly/semanadocaminhar.

Organizações parceiras são: - São Paulo: Arquipélagos Urbanos, Bela Rua, CalçadaSP, Carona a Pé, Cidadeapé, Cidade Ativa, Cidade Lúdica, Coletivo Ocupe & Abrace, Conexão Cultural, Desbravadores de Sampa, Green Mobility, Identidade Territorial, Instituto A Cidade Precisa de Você, Instituto Aromeiazero, Instituto Corrida Amiga, Instituto Via Cultural, MobiLab, Pé de Igualdade, RIOS & RUAS, Silvia e Nina, Skate Mundo, TC Urbes. - Bras​í​lia:​ Brasília para Pessoas. - Curitiba:​ Grupo de Estudos em Transportes (GET) - UFPR. - Juazeiro do Norte:​ Coletivo Cubo Urbano. - Manaus:​ Pedala Manaus. - Porto Alegre:​ A Pezito. - Recife: ​INCITI-UFPE, Movimento Olhe pelo Recife: cidadania a pé. - Rio de Janeiro: Caminha Rio, Giro Inclusivo, Giro Urbano, Linha 580, te leva às alturas, MobiRio - Associação Carioca pela Mobilidade Ativa. - São Carlos:​ Genos Consultoria. - Organizações que atuam em todo o país​: ITDP Brasil e WRI Brasil Cidades Sustentáveis. - Parceiros de Mídia: Caminho - Mobilidade Ativa, Formiga-me, Mobilize, Mova-se Canal, Mulheres Viajantes Blog.

Sobre o SampaPé O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como objetivo melhorar a experiência do caminhar nas cidades. Para isso realiza projetos que de forma lúdica sensibilizem os cidadãos e decisores da cidade, mostrando novas formas de viver na cidade e também promove ações político-cidadãs. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, promovem passeios a pé todos os meses em diferentes regiões da cidade e fazem parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. www.sampape.org www.facebook.com/sampape.sp Instagram @sampapesp

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page