- Giuliana Pompeu
Parques e praças para você visitar no centro de SP
A cidade de São Paulo sempre alimentou uma cultura de entretenimento ligado ao consumo, e claro que isso é ótimo para economia. Mas, em épocas de crises financeiras, e oportunidades de criar novos hábitos, o Pro Coletivo começa uma série de matérias indicando parque e praças na cidade de São Paulo que vão te proporcionar muito lazer gratuito, ou bem baratinho, e o melhor: ao ar livre!
Para começar, listamos esses espaços públicos ricos em diversidade biológica pela região central de SP. Confere aí:
Parque Aclimação
Com mais de 40 espécies de fauna, entre elas aves como o irerê, pé-vermelho, garça-branca-grande, martim-pescador-grande e martim-pescador-verde, biguá, savacu, entre outras, o Parque da Aclimação é um espaço para quem quer se conectar com a natureza dentro da metrópole. O local ainda oferece quadra de futebol, espaço para piquiniques, espaço de leitura e até mesmo pista de corrida. Ah, e ainda tem paraciclos para as bicicletas.
Rua Muniz de Souza, 1119 - Bairro Aclimação - São Paulo - SP
Parque da Luz no Bom Retiro
Com com 113.400 m², o Parque da Luz mais parece uma enorme praça. Suas fontes e estátuas do século passado dão um ar de requuinte ao espaço, e a luz do começo e fim de dia é deslumbrante. Dentro do espaço, também está localizada a Pinacoteca!
Rua Ribeiro de Lima, 99 - Bairro Bom Retiro - São Paulo - SP
Parque Municipal Benemérito José Brás no Brás
Inaugurado ainda em 2011, o local oferece uma ampla estrutura de lazer, conta com pista de cooper e caminhada, pergolado, aparelhos de ginástica, ciclovia/bicicletário, duas quadras poliesportivas, áreas de eventos e de estar com mesas de xadrez, sanitários e acesso a cadeirantes.
Rua Piratininga 365 - Bairro Brás - São Paulo - SP
Parque Dom Pedro II na Sé
Localizado em uma das regiões mais movimentadas do centro da capital, o Parque Dom Pedro II, dono de tantas histórias, está um tanto esquecido pelo poder público. O espaço costuma estar com muito lixo e as pessoas relatam roubos no local. Vale ressaltar, que ao longo das décadas, as obras viárias isolaram o acesso de pedestres ao local.
Avenida do Estado, 3600 - Bairro Sé - São Paulo - SP
Parque Buenos Aires na Consolação
Bastante frequentado pelos moradores do bairro de higienóolis, o local abriga esculturas premiadas e tem um ar de praça europeia. É ma ótima opção para caminhada, e atrai corredores no seu entorno -que costumam correr em volta do parque para evitar a altimetria-. O local também possui um espaço para cachorros :)
Avenida Angélica, 1500 - Bairro Consolação - São Paulo - SP
Parque Trianon Masp
O Parque é um espaço essencial para os frequentadores da Avenida Paulista, possui diversos bancos e uma fonte de água potável. Uma ótima opção para quebrar a rotina agitada dos paulistanos. Particularmente, julgo que poderia fechar mais tarde, pois antes de escurecer, ás 18h, os portões começam a serem fechados.
Av. Paulista - Jardins, São Paulo - SP
Parque Mario Covas na Consolação
Trata-se do segundo respiro da Avenida Paulista. Um pequeno espaço inaugurado ainda em 2010, que possíbilita que os frequentadores da emblemática avenida tenham um espaço mais fresco e arborizado. Com árvores bem altas, o local parece ter um ar condicionado natural no dias de calor.
Avenida Paulista, 1853 - Bairro Consolação - São Paulo - SP
Praça Charles Miller
A singela praças fica frente ao majestoso Estadio do Pacaembu. Costuma abrigar uma feira aos finais de semana, e reunir os torcedores dos times de futebol.
Avenida Angélica, s/n – Pacaembu - São Paulo