• Chantal Brissac

Envolva-se na Ciclovia Musical


A Ciclovia Musical no Museu do Ipiranga - foto de Denise Silveira/Ocupação Bicicleta



Conhecida por unir música de qualidade e a bicicleta, a Ciclovia Musical é um projeto criado em 2013 pela oboísta Giane Martins. A ideia é juntar a mobilidade ativa com espetáculos inspiradores. As pessoas pedalam pela cidade e param para apreciar uma programação de primeiríssima qualidade, que transita por diversos estilos musicais.


Neste ano, o formato é um pouco diferente, explica Giane. "Trata-se da Maratona da Ciclovia Musical nas redes sociais! Três lives com a participação de convidados especiais que fazem parte da história da Ciclovia Musical. Haverá apresentação e lançamento de filmes, muita música ao vivo e divulgação dos roteiros das próximas edições: São Miguel Paulista - 22 de maio; Jundiaí - 26 de junho. Música Clássica e bicicleta juntas", explica.


A idealizadora Giane Martins na Sala São Paulo - Divulgação/Leandro Godoi


Giane diz que essa programação pode parecer exótica, mas para ela e para os participantes das oito edições já realizadas é mais do que a realização de um sonho: é levar para as cidades um evento gratuito que incentiva a cultura, a saúde, a mobilidade ativa e traz benefícios para o meio ambiente. "A ideia da Maratona Ciclovia Musical surgiu a partir do desejo de engajar mais pessoas com o projeto e não apenas com uma edição específica. Por isso, achei importante mostrar os filmes de edições anteriores e contar um pouco da história da Ciclovia Musical através de músicos, monitores, participantes e parceiros. Queremos conhecer outros olhares, novas versões da Ciclovia Musical", explica a idealizadora.


A pioneira do cicloativismo no Brasil, Renata Falzoni, abre a programação e vai contar com exclusividade sobre a sua experiência na Ciclovia Musical Itaquera.


O diretor da ONG Atitude do Bem, Fábio Ogrisio, vai falar sobre a emoção de levar cegos em bikes duplas na edição realizada no Bom Retiro.


Além de grupos musicais, monitores artísticos e o bike anjo Emiliano Martins. Todas as lives terão filmes das edições e música ao vivo. Para receber as notificações das lives basta seguir a @cicloviamusical no instagram e facebook, além de se inscrever no novo canal do youtube.


Confira a Programação Maratona Ciclovia Musical:


On-Line Dia 18/04/2022 - 2ª feira


Filmes: Ciclovia Musical de Itaquera, 22/09/2018 (5'30) Direção: Renata Falzoni Ciclovia Musical de Jundiaí, 01/10/2017 (5') Direção: Denise Silveira Convidados: Renata Falzoni, cicloativista, videorrepórter, Bike é Legal David Misiuk, músico e monitor artístico Leandro Marçal, captador Think Projetos Andrea Gebin, captadora Parlare Marketing Cultural Grupo Musical: Claras Clarinetas

A diretora e jornalista Denise Silveira - foto de Mariana Borges


Dia 19/04/2022 - 3ª feira


Filmes: Ciclovia Musical Campos Barra Funda, 24/08/2013 (5') Direção: Eli Ciclovia Musical Campos Elíseos e Barra Funda, 10/03/2018 (6'05) Direção: Denise Silveira Ciclovia Musical Faria Lima, 24/11/2019 (5'12) Direção: Alunos da Academia Internacional de Cinema Convidados: Alexandre Ficarelli, músico e monitor artístico Filomena Leonardi, participante de várias edições da Ciclovia Musical Lara Dias, SESC 24 de Maio Marcelo Gama, diretor de instalações e projetos culturais criativos na Europa Grupo Musical: Duo Nelton Essi e Chico Macedo


Dia 20/04/2022 - 4ª feira


Filme: Lançamento do Curta Ciclovia Musical Bom Retiro, 28/11/2021 (14'16) Direção: Denise Silveira Convidados: Denise Silveira, assessora de imprensa e mediadora das Rodas de Conversa que a Ciclovia Musical fará em São Miguel Paulista


Raphael Paixão, músico, monitor artístico e mediador das Rodas de Conversa que a Ciclovia Musical fará em São Miguel Paulista Emiliano Martins, Bike Anjo Fábio Ogrisio, ONG Atitude do Bem Grupo Musical: Quinteto Groove Guys


Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5kv_eLMghL7o6w8sks68xA

Facebook: https://www.facebook.com/CicloviaMusical

Instagram: https://www.instagram.com/reel/CcBHf6wtZCo/?igshid=YmMyMTA2M2Y=



Patrocínio:


Atacadão, Shimano, FoxConn. Realização: ArteMatriz Soluções Culturais, Lei de Incentivo à Cultura, PROAC, Programa de Ação Cultural, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil/ Governo Federal.



whatsapp.png
Arquivo
Categorias