top of page
  • Pro Coletivo

Por meio da mobilidade, a ação Reverse Delivery facilita a doação de alimentos


Imagine se o entregador de comida “delivery”, em vez de voltar ao restaurante de mochila vazia, a levasse cheia de alimentos para pessoas carentes. Essa é a ideia da ação “Reverse Delivery”, para incentivar doações à ONG Banco de Alimentos, que atende acima de 20 mil pessoas por meio de mais de 40 instituições que necessitam de ajuda. A plataforma open source, criada pela agência Grey, estreou com a pizzaria Veridiana, na capital paulista, com a meta de expandir para toda a região metropolitana de São Paulo e espalhar a boa causa pelo Brasil.

A Associação Pizzarias Unidas, que reúne aproximadamente 100 pizzarias no Estado de São Paulo, é uma das entidades que fazem milhares de viagens por mês na cidade e aderiu à ação. Segundo Cedric Manzini, presidente da Associação, “a adesão à causa corresponde a uma vontade coletiva de participar efetivamente de ações sociais conjuntas, compartilhando o serviço de entrega de pizzas para um benefício social maior”.

De acordo com Luciana Quintão, fundadora e presidente do Banco de Alimentos, diante de um quadro em que se registram 14 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar, a entidade visa criar uma rede de solidariedade. A ONG operacionaliza toda a coleta e distribuição das doações na região metropolitana de São Paulo e a busca é por mais parcerias. “Precisamos de mais restaurantes para abraçar a ideia e alimentar ainda mais gente”, afirma.

Com o Reverse Delivery, ao ligar para os serviços de entrega dos restaurantes, o cliente é consultado sobre o interesse em doar algum alimento para a ONG, sem precisar sair de casa.

Qualquer estabelecimento que tenha sistema de delivery e estiver interessado em colaborar com a causa poderá se cadastrar no site http://www.reversedelivery.com.br para fazer parte do projeto.

Em São Paulo, cidade campeã no ranking de entregas de comida delivery no país, equipes do Banco de Alimentos vão depois às unidades dos restaurantes parceiros da iniciativa para retirar as doações.

Para Rodrigo Jatene, CCO da Grey, a proposta do projeto “Reverse Delivery” é mostrar que doar comida ficou tão fácil quanto pedir. “Apesar de o brasileiro estar disposto a doar alimentos para quem precisa, a falta de tempo e a famosa preguicinha acabam fazendo com que boa parte das doações não se concretizem”, diz. Assim, ele complementa: “A iniciativa é uma forma simples de doar comida, pois usa logística reversa para transformar clientes de restaurantes delivery em doadores de alimentos”.

Sobre a ONG Banco de Alimentos:

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente – para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 21 mil pessoas.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page