top of page
  • Pro Coletivo

São Paulo sem máscara: respirar tem que ser seguro!


Precisamos falar sobre poluição do ar. Ela é invisível e pode parecer inofensiva, mas não é. No mundo todo, a poluição causa 6,5 milhões de mortes por ano e sérios riscos para a saúde pública.

Por isso, é tão importante a campanha Unmask my City (Cidades sem Máscara), uma ação global lançada no início deste mês por médicos e profissionais de saúde de dez cidades de quatro continentes.

A campanha mobiliza o setor da saúde, pela primeira vez em nível global, para cumprir os padrões da OMS para qualidade do ar até 2030. Dessa forma, as cidades precisam adotar algumas medidas efetivas para reduzir a poluição do ar até 2020. Essas medidas também contribuem para o combate à outra séria ameaça à saúde pública, o aquecimento global. É nas cidades que são decididas as políticas de transporte e mobilidade urbana, por isso elas oferecem as melhores oportunidades de melhora da qualidade do ar e dos fatores de mudança climática.

Em São Paulo, a poluição atmosférica é causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos meios de transporte e é responsável por cerca de 4 mil mortes por ano.

São cinco milhões de automóveis em circulação na cidade movidos a álcool ou gasolina. Além disso, quase toda a frota de ônibus, bem como os caminhões utilizados nos principais sistemas de distribuição da cidade de São Paulo (alimentos, gás de cozinha, transporte de mercadorias, entre outros) dependem do óleo diesel, contribuindo significativamente para o aumento da poluição por MP 2,5, o material particulado fino em suspensão no ar, capaz de atingir as regiões mais profundas do sistema respiratório. Vital Ribeiro, Presidente do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis, ONG que coordena a São Paulo sem Máscara, está otimista com a campanha na capital paulista, que promoverá o debate sobre possíveis soluções para a poluição do ar, com destaque para os impactos sociais e sobre o sistema de saúde. "As medidas que reduzam as emissões de poluentes, como a melhoria do transporte público, preferencialmente sobre trilhos, o maior controle sobre as emissões de automóveis, ônibus e caminhões, e o estímulo e melhoria das condições para locomoção por bicicleta ou a pé serão decisivas para reduzir a poluição do ar”, destaca Vital Ribeiro.

Cidades Sem Máscara é uma iniciativa global resultado de uma parceria entre a Global Climate and Health Alliance / Aliança Global para o Clima e a Saúde (GCHA); Health Care Without Harm / Saúde Sem Dano; Health and Environment Alliance / Aliança Saúde e Meio Ambiente; US Climate and Health Alliance / Aliança para o Clima e a Saúde dos EUA e UK Health Alliance for Climate Change / Aliança da Saúde para a Mudança Climática do Reino Unido. As cidades representadas pelas organizações parceiras incluem: São Paulo, Brasil; Chennai, Índia; Varsóvia, Polônia; Belgrado, Sérvia; Emalahleni, África do Sul; Adana, Hatay e Istambul, Turquia; Londres, Reino Unido; e Salt Lake City, Utah, Estados Unidos.

http://unmaskmycity.org/pt/project/sao-paulopt/

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page