top of page
  • Pro Coletivo

Conheça um ônibus literário


Até domingo, dia 11 de junho, o Rizomamóvel estará estacionado na rua Monte Alegre, em frente ao TUCA, com sua livraria inspiradora e inusitada. Dentro desse ônibus escolar amarelo, único, você pode encontrar e comprar títulos diversos como também sentar-se em um dos sofás para ler e relaxar.

O ônibus segue depois do dia 11 para outras bandas e outros eventos, já que ele opera como uma plataforma cultural, com equipamento para exibição de filmes, lançamentos, palestras e debates com autores etc.

Segundo os idealizadores do projeto, ele é um ponto de venda no qual cada editora associada pode vender seus livros sem desconto de terceiros.

Em seu interior, o Booktruck conta com um café e estantes modulares, com a possibilidade de se ampliar para áreas externas através de estantes e mesas desdobráveis.

O ônibus começou sua rota de paradas na frente da Biblioteca Mário de Andrade, no centro, em outubro do ano passado; depois ficou um tempo no centro cultural b_arco, em Pinheiros, e pernoitou estacionado na rua Rui Barbosa, na Bela Vista, em frente ao restaurante palestino Al Janiah.

A ideia de livraria colaborativa surgiu do coletivo Rizoma, uma distribuidora independente formada em 2016 pelas editoras Autonomia Literária, Elefante e N-1.

"Pensamos em criar uma alternativa de circulação com esse modelo estratégico de guerrilha, chamando uma rede de amigos para ajudar nas vendas com porcentagens mais justas", diz Cauê S. Ameni, 28, da Autonomia Literária.

Além dos livros do coletivo, o Rizomamóvel também traz títulos de outras nove editoras parceiras, como a Lote 42 e a Mino. Ao todo, há cerca de 700 livros.

O nome vem da raiz que cresce horizontalmente e inspirou o pensamento dos filósofos Félix Guattari e Gilles Deleuze, o rizoma.

Pra saber mais:

Distribuidora Rizoma rizoma.distribuidora@gmail.com

Booktruck rizomaonibus@gmail.com

Livraria online rizomalivros@gmail.com

Contato: (11) 98237-3701

Tags:

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page