top of page
  • Pro Coletivo

Cidade de Shenzhen é a primeira a ter 100% da frota de ônibus elétricos


Um exemplo admirável para o Brasil e o mundo todo é o da cidade de Shenzhen, na China. Ela acaba de se tornar a primeira grande metrópole do planeta a ter 100% da frota de ônibus elétricos. De acordo com o site EyeShenzhen, o município renovou toda sua frota pública movida a diesel por modelos 100% elétricos. São 16.359 ônibus. A título de curiosidade, a capital paulista conta com 14,4 mil veículos – infelizmente, ainda está longe de buscar a fundamental redução de emissões de poluentes, investindo em uma frota limpa.

No caso de Shenzhen, que tem uma população de 12 milhões de pessoas, houve a criação de 510 estações de carregamento e a construção de oito mil mastros de carga, capazes de carregar um veículo por completo em duas horas e atender até 300 ônibus por dia. O investimento em infraestrutura foi de cerca de US$ 490 milhões, e o objetivo era alcançar a meta de combate à poluição, um dos grandes problemas da China, e que também acomete a cidade de São Paulo.

A meta, antes planejada para o final de 2018, foi alcançada com sucesso pela parceria de indústrias locais, além do financiamento público. Os ônibus elétricos já reduziram em 1,35 milhão de toneladas sua produção de CO2 por ano, com uma economia de 345 mil toneladas de combustível. Além disso, a cidade ficou mais silenciosa, o que contribui para o bem-estar geral e a melhora da saúde e da qualidade de vida da população. Nesse importante projeto de vida sustentável, o governo também conseguiu atuar nas indústrias, que aumentam a poluição e a fumaça tóxica da China. Hoje, mais da metade das fábricas de Shenzhen são movidas a eletricidade. Os planos incluem a extinção dos carros movidos a combustão até 2020.

Um exemplo de inspiração para as cidades brasileiras, que poderiam colocar nos planos das novas licitações de transportes a exigência de frotas limpas e sustentáveis.

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page