top of page
  • Pro Coletivo

Uma bike feita de cápsulas de café


Depois de dois anos em desenvolvimento, a RE: CYCLE, uma bicicleta urbana elegante feita a partir de cápsulas Nespresso descartadas, está pronta para rodar. Foram necessários apenas 300 expressos para fazer uma bicicleta!

Desenvolvido pela startup sueca Vélosophy em colaboração com a Nespresso, o modelo de edição limitada é vendido por cerca de € 1.290 (US$ 1.446). Ele mostra as possibilidades criativas para a vida após a morte de bilhões de cápsulas descartáveis ​​de café descartadas em todo o mundo a cada ano.

A RE: CYCLE é a última tentativa da Nespresso de expressar seu compromisso de promover uma economia circular. A empresa de propriedade da Nestlé usa o alumínio em suas cápsulas, um material que pode ser derretido e reaproveitado infinitamente.

A empresa investiu recursos para encorajar os clientes a reciclar suas cápsulas Nespresso, que já foram transformadas em canivetes suíços, canetas de luxo e novas cápsulas de café. Mas esses esforços, que vêm em um momento de crescente crítica aos produtos de uso único, ainda precisam ser totalmente adotados pelos clientes.

A RE: CYCLE é um projeto idealizado por Jimmy Östholm, ex-gerente de comunicações da IKEA, que virou (um apaixonado) empresário do mercado de bicicletas. Intrigado com as campanhas de reciclagem da Nespresso, Östholm indagou sobre a possibilidade de obter parte de seu alumínio reciclado. O maior desafio técnico, diz Östholm, foi encontrar uma maneira de converter o alumínio leve em um material rígido o suficiente para atender aos padrões de segurança de fabricação de bicicletas. “Não foi ciência de foguetes em nenhum sentido. Apenas levou algum tempo ”, explica ele.

A bike tem alguns detalhes de design que sugerem sua origem. A cor de ameixa do quadro ecoa a embalagem da popular variante Arpeggio da Nespresso; seu sino tem a forma de uma cápsula de café; e a cesta de transporte tem duas correias bacanas para garantir copos de café, entre outras coisas.

Ostholm espera que outros designers de produtos possam se inspirar para trabalhar com alumínio reciclado para compensar a demanda constante por cápsulas descartáveis.

Um estudo recente, encomendado pela empresa de café britânica Halo, estima que 56 bilhões de cápsulas de café descartáveis ​​produzidas por vários fabricantes a cada ano acabarão em aterros sanitários.

"Diferentes produtos precisam de diferentes composições de alumínio ... mas basta olhar para a possibilidade de reciclagem", diz ele. “Todo o alumínio que existe pode ser reciclado em novos produtos. Eu acho que é realmente a mensagem que queremos passar".

whatsapp.png
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
bottom of page