• Chantal Brissac

Criatividade urbana


O designer e criativo brasileiro Mário Mandacaru, radicado em Lisboa, é o convidado da 'Conversas São Conexões', da marca e Portal São Paulo São, iniciativa que tem o Pro Coletivo como parceiro.


A live acontece nesta quarta-feira, dia 3 de março, às 17h, e será transmitida nos canais do Portal (Youtube e Facebook), com o mediador, Mauricio Machado, fundador da marca, e três convidados: Wans Spiess, mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie que atua no @projetocomoanda, no @cidadeapesp e hoje empreende o @calcadasp; J. R. D'Elboux, professor do curso de Comunicação da FAAP, diretor de arte e criação nas agências Y&R, Africa, Leo Burnett, Publicis e DPZ; curador do perfil @tipospaulistanos no Instagram e Facebook; e Chantal Brissac, jornalista e publicitária, fundadora do Pro Coletivo e parceira da iniciativa.

Mário Mandacaru (na foto acima) irá falar de sua trajetória e sobre a criação dos cases das marcas São Paulo São, Cascais e Gira de Lisboa, entre outras, voltadas para cidades e espaços urbanos. Irá abordar também a importância das cidades terem suas marcas, ao invés de símbolos apenas. Um trabalho de comunicação que vai além de ações pontuais e seja consistente em vários ambientes para atingir seus objetivos de engajamento e pertencimento.


Mandacaru tem mais de 35 anos de experiência profissional em criatividade. Seu percurso teve início em São Paulo, onde estudou Comunicação e Marketing e, mais tarde, Design Gráfico na Academy of Arts de San Francisco, Califórnia. Em 1988 descobriu Portugal como o melhor lugar do mundo para viver, e se mantém fiel a essa opinião. Em Lisboa tem tido desde então a oportunidade de criar e gerir inúmeras marcas nacionais e internacionais, trabalhando em empresas de renome e com profissionais de excelência: Massa Cinzenta, Novodesign, Maisdesign, Brandia Central.

O case de Cascais foi comandado por Mandacaru na Equipa

A marca São Paulo São também foi concebida pela Equipa


Ele liderou, durante 12 anos, o Clube Criativos Portugal, período em que também integrou a Direção do Art Directors Club of Europe. É Creative Partner d’A EQUIPA - Branding e Comunicação, que fundou em 2013.


Na pauta da live está a ressignificação das cidades, que hoje valorizam muito mais as pessoas, os espaços públicos, a sustentabilidade e as interações dos cidadãos. Com convidados que se conectam com temas como mobilidade ativa e coletiva, arte, design, memória paulistana, urbanismo e cidadania, a conversa promete ser interessante e criativa - aliás, a criatividade é a marca de Mandacaru e também do São Conexões, que aposta na rica dinâmica dos bairros. Energéticos e ricos centros de produção de cultura, valores, ideais e produtos.

whatsapp.png
Posts Em Destaque